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quinta-feira, 23 de novembro de 2006

Escolha

A decisão da Escolha

Depois de mais uma aulinha de Projecto, cá estou eu para analisar todos os aspectos discutidos, segundo o meu ponto de vista. O trabalho da minha turma consiste na discussão dos valores presentes na Geração de 90 e os benefícios e desvantagens dos mesmos.
Os Mass Media, tantas vezes utilizados para culpabilizar a descrença de valores essenciais, não têm esse peso de culpa que lhes é constantemente dirigido. Ora vejamos: as queixas dos adolescentes baseiam-se em programas como Morangos com Açúcar ou Floribella, O Preço Certo, Fiel ou Infiel, Programas da Manhã e afins. A nossa Geração é exageradamente comparada a anteriores, em termos de mentalidade, o que no meu ponto de vista, não se justifica. Sabemos que na Geração anterior à nossa, a de 80, existiam marcas próprias, como optar por ouvir bandas de música com propósitos e mensagens culturais, usar um estilo de roupa para marcar um ideal, assumir atitudes de irreverência, investimentos na cultura, etc. No entanto, a comparação entre uma geração e outra não podem ser feita de maneira exacta. Se é verdade que as bandas de música tinham um propósito cultural, também é verdade que essas bandas não eram, com toda a certeza, destinadas a público infanto-juvenil ; se é verdade que a indumentária caracterizava um determinado ideal, também é verdade que crianças dos 6 aos 12 anos não eram vistas a vesti-las ; se é verdade que existem bons programas com fundos pedagógicos, também é verdade que existia muito lixo comercial, e por aí fora. A nossa televisão nacional está cheia de programas sem nenhum conteúdo educativo, mas não nos podemos esquecer, que na era em que vivemos, existem OPÇÕES. Enquanto os canais nacionais exibem Morangos com Açúcar ou Floribella, porque é que não optamos por ver a programação, por exemplo, da tvcabo? Discovery Channel, Discovery Civilization, Canal História, Discovery Science, Odisseia, etc. emitem grelhas com fins realmente educativos. O problema, meus amigos, não podem ser inteiramente do que a tv nos vende ; isto porque podemos escolher o que consumir! Há também a opção de não ver televisão e desligá-la, simplesmente. Noutro campo dos Mass Media, temos a literatura. Se é verdade que as papelarias estão cheias de Marias, Joanas, Telenovelas, Gentes, Caras (ou trombas às vezes), também é verdade que National Geographic, Sábado, Super-Interessante, Expresso, etc. também lá estão. É tudo uma questão de escolha! A nossa sociedade transformou-se numa capital individualista de consumismo, bem sabemos, mas para fazer a mudança, para criarmos uma elite, temos de aprender a discernir o certo do errado. Por isso, excelentíssimos pais, não facilitem demasiado no campo educativo. Floribela defende que ser pobre é bonito, ser pobre é ser também feliz… Mas não voltámos ao tempo de Salazar nem do Estado Novo. Morangos com Açúcar transforma muitas crianças porque as incita a imitar o que vêem, pensando que estão a tornar-se melhores ou mais atractivos. Bem poderá confimar-se… Mas queremos nós futuros políticos a defender a ruralidade do país ou o hip hop a dar lugar ao Fado ou ao Folclore?

Não creio.

1 comentário:

Cate disse...

Não creio também, não creio. Bom post menina Rita.

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"Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos." Fernando Pessoa

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