Seguidores

terça-feira, 21 de novembro de 2006

Fernando Pessoa e a Actualidade

Para se grande, sê inteiro: nada
Teu exagera ou exclui.
Sê todo em cada coisa. Põe quanto és
No mínimo que fazes,
Assim em cada lago a lua toda
Brilha, porque alta vive.


Fernando Pessoa - Ricardo Reis

O poema de Ricardo Reis (heterónimo de Fernando Pessoa) remete-nos a uma filosofia de vida bastante simples e correcta: "Carpe Diem", vive a vida ao máximo, sê autêntico.
Mas como é que isto se relaciona com a actualidade? Simples. Os Morangos com Açucar não podiam ser melhor exemplo para tal. Hoje em dia, constatamos que a juventude - os futuros mentores do País, como em todas as gerações - se preocupa demasiado com entretenimento que nada ensina. A série juvenil da Tvi representa a futilidade que nos tentam incutir: desportos radicais (que em nada contribuirão para um futuro melhor), facilitismo incrivelmente exagerado (tecnologias de fácil alcance, recompensas sem qualquer esforço), amores impossíveis que acabam por ter um final feliz (as crianças, e até mesmo adolescentes, idolatram actores pelo papel que lhes é atribuído), imposição de modas e modos de estar (ser rebelde, por exemplo, tornou-se moda - através dos grafittis, da falta de educação não só no meio escolar, como dentro de casa, desautoridade, etc.).
Existem problemas reais que são superficialmente abordados, como as drogas ou a gravidez na adolescência. Contudo, todos estes problemas são facilmente resolvidos - o que na realidade não sucede.
Agora pergunto-me: e problemas realmente importantes para o NOSSO futuro? As questões ambientais, o facilitismo desmedido, a falta de importância da família, o individualismo, a consciência dos erros e a força de vontade para agir? Chegou o tempo de parar para pensar. Se continuarmos com estes valores (ou "des"valores), como será o nosso futuro? Ou será agora o futuro, coisa do passado?
Como defendeu Ricardo Reis, também eu defendo a AUTENTICIDADE: sê tu próprio, não o que a sociedade te obriga.

Sem comentários:

Baú aberto:

Acerca de mim

A minha foto
Lisboa, Lisboa, Portugal
"Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos." Fernando Pessoa

A visitar